Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Igreja de São Vicente e Panteão Nacional

por lisboacomalma, em 25.03.14

Uma visita à Igreja de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional


Visitar estes dois monumentos, fazer um belo passeio por um dos bairros históricos de Lisboa (Alfama) e contemplar as vistas maravilhosas da cidade que estes monumentos oferecem, é um excelente programa!

 

Para fazer a visita com calma aconselho um dia; de manhã visitar o Mosteiro de S. Vicente que é grande, bonito e tem muito o que apreciar, para os amantes da arquitetura e história da Arte. Depois pode-se almoçar no Mercado de Santa Clara e a seguir visitar o Panteão Nacional (Igreja de Santa Engrácia), todos os dois monumentos oferecem vistas maravilhosas da cidade, por isso não esqueça a sua máquina fotográfica!

 

Vale salientar que se fizer essa visita às terças ou sábados vai encontrar a Feira da Ladra, que prolonga-se pelas mediações do Mosteiro de São Vicente de Fora até o Campo de Santa Clara (Mercado), que é uma feira de velharias muito visitada, principalmente aos sábados. Se gostar também de feiras vale a pena!!

 

 

Mosteiro e Igreja de São Vicente de Fora

 

Um dos mais grandiosos e imponentes monumentos religiosos de Lisboa, onde o estilo maneirista sugere equilíbrio e harmonia, pertencia à ordem de Santo Agostinho. A sua construção remonta ao período medieval, mas sofreu reformas durante os vários séculos, hoje o que nós vemos remonta aos séculos XVI, XVII e XVIII; maneirismo e barroco são os estilos que imperam. Conserva ainda a antiga Cisterna do séc. XVI. Construído em 3 andares, possui 2 claustros, a igreja com decoração barroca e uma bela e importante coleção de azulejos que adornam as distintas paredes do edifício.

Nas dependências da Igreja estão localizados ainda o Panteão Real dos Braganças, o Panteão dos Patriarcas de Lisboa e ainda o Museu do Patriarcado com o seu interessante espólio. Tudo isso para ser visitado com calma.

 

No último andar do edifício encontra-se um amplo terraço com uma bela vista para Alfama e Lisboa.

 

Saindo da Igreja e para continuar o passeio faz-se uma visita ao Mercado de Santa Clara, que fica no largo de Santa Clara. Neste Largo, está situado o restaurante Santa Clara dos Cogumelos, aqui no blog tem um post sobre este restaurante.

  

 Vistas do exterior e interior do Mosteiro de S. Vicente, Lisboa

  

 

 Vistas do interior e do terraço do Mosteiro de S. Vicente de Fora, Lisboa

 


Mercado de Santa Clara

 

O mercado está localizado no Campo de Santa Clara, um pequeno e singelo edifício da arquitectura do ferro, onde o ferro e o vidro são os matérias utilizados nas suas estruturas. Hoje em dia não funciona mais como mercado de alimentação, atualmente na nave central está localizado o Centro das Artes Culinárias, onde tem um restaurante aberto com comidas típicas e simples,mas boa, tendo sempre 2 ou 3 pratos à escolha.

 

Para maiores informações e saber das atividades:
http://www.centrodasartesculinarias.org/

 

Nas laterais do edifício, há lojas com venda de artesanatos, antiguidades e velharias, existindo ainda um restaurante no 1º andar, o Santa Clara dos Cogumelos.

 

 

 

 Mercardo de Santa Clara, Largo de Santa Clara, Lisboa

 

 

 

Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia

 

A igreja de Santa Engrácia é considerada o primeiro monumento em estilo barroco do país; a sua construção remonta aos séculos XVI, VII, XVIII e XX, as obras perduraram muito tempo que deram origem à expressão popular "obras de Santa Engrácia" para designar algo que nunca mais acaba, a igreja foi finalmente concluída em 1966.


Desde o século XIX, que o edifício foi designado para ser o Panteão Nacional, no entanto, foi somente oficialmente inaugurado em 1966.


Estão aí depositados os restos mortais dos primeiros presidentes da república e outras personalidades intelectuais como a fadista Amália Rodrigues.

 

Considerado o primeiro monumento em estilo barroco no país, é coroado por um belo e grande zimbório, possui amplos espaços interiores harmoniosamente decorados com vários tipos de mármores coloridos com a técnica do embutido. Apresenta uma arquitectura religiosa, maneirista e barroca.

 

No último andar encontra-se o terraço do zimbório, aqui para para descansar, sem pressa, contemple a deslumbrante vista da cidade e do rio Tejo.

 

 

Vistas interior e exterior do Panteão nacional, Igreja de Santa Engrácia, Lisboa

 


Informações :

 

Mosteiro e Igreja de São Vicente
Largo de São Vicente, Alfama (Graça)

Telefone: 218 244 400 -21 - Telefone: Igreja: 218 824 400 Mosteiro: 218810500

Horário: Igreja: 9h – 17h Mosteiro: 10h – 18h (encerram 2ª feira)
Transportes: Autocarro – 12, 34 Eléctrico – 28
Entrada: A visita ao Mosteiro é paga (5€) há descontos para maiores de 65 anos.

 

Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia

Endereço: Campo de Santa Clara 1100-471 Lisboa
Telefone(s): +351 218854820 - E-mail: geral@panteao.dgpc.pt

 

De Terça a Domingo: das 10h00 às 17h00 (última entrada às 16h40)
Encerrado: Segundas–feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Bilhete Individual: 3 € há descontos para maiores de 60 anos e outros.
Entrada livre: - Domingos e Feriados até às 14h00 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:24


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D