Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

Lisboa foi sendo construída à beira do rio Tejo e sobre colinas desde há mais de dois mil anos.

 

Descobrir, passear a pé sobre estas colinas e pelos bairros históricos, apreciar a cidade através dos seus miradouros, com uma variedade de paisagens para descobrir, seja com uma vista esplendorosa para o rio Tejo ou com surpreendentes panorâmicas urbanas, mergulhar neste mundo, se perder entre ruas estreitas e tortuosas, desvendar o mistério das suas sete colinas e descobrir o encanto de Lisboa, esta é a nossa proposta.

 

Os miradouros de Lisboa são partes essenciais do encanto da cidade e vale a pena visitar alguns destes miradouros.


O mito das sete colinas de Lisboa.

Lisboa é conhecida por ser “a cidade das sete colinas“. A descrição das sete colinas de Lisboa aparece pela primeira vez no Livro das Grandezas de Lisboa, de Frei Nicolau de Oliveira, no séc. XVII, mas hoje Lisboa tem mais de 7 colinas. Agora vamos nos dedicar as celébres e lendárias 7 colinas de Lisboa.

A primeira é a de São Vicente, a segunda Santo André, a terceira a do Castelo, a quarta a de Santana, a quinta S. Roque, a sexta de Chagas, e a sétima a colina de Sta Catarina do Monte Sinai.

 

Para além dos miradouros inseridos nas sete colinas, há outros com lindas vistas sobre a cidade que merecem também uma visita.

Muitos destes miradouros, principalmente os inseridos na parte histórica, (os das sete colinas), podem ser visitados através de um passeio a pé.

Iniciando o percurso pela Baixa, saindo da Pç. Do Rossio, sobe em direção ao Castelo, passando pela Sé de Lisboa e aí pode visitar o Miradouro do Castelo, Portas do Sol e o de Santa Luzia. Uma outra opção é pegar o novo elevador na Rua dos Fanqueiros, nº 170 - 178 que leva até a rua Costas do Castelo, fazendo este percuso, aconselha-se primeiro visitar o Castelo, depois os outros dois miradouros (Portas do Sol e Santa Luzia.)

 

Elevador para subir para o Castelo e a passagem pela Sé de Lisboa fazendo o percusso a pé, na imagem o elétrico 28

  
Se gostar de andar, depois vá a pé até a Graça para conhecer mais dois miradouros, o do Graça e o do Monte, aventure-se pelas ruas estreitas de um dos bairros mais antigo de Lisboa e descubra o encanto de da Mouraria até chegar à Graça. Nestes bairros tradicionais encontram-se autênticas Tascas lisboetas onde pode comer um bom prato português regado a bom vinho.

 

Caso, não queira ir a pé, a opção pode ser o elétrico 28, que pega em frente ao Miradouro Portas do Sol e desce no Largo da Graça; de lá vai a pé ao Miradouro da Graça e ao do Monte. O Miradouro do Monte tem uma vista espetacular da cidade, quase 360º. O Bairro da Graça também tem seu encanto e é recheado de restaurantes e tascas.

 

Em quase todos esses miradouros há sempre um Quiosque, onde pode parar para descansar tomar um café, um copo de vinho, beber uma imperial ou água e comer algum petisco ou um pastel de nata.

A visita aos outros miradouros pode ser feita a partir do Chiado, indo a pé ao Miradouro da Chagas, São Roque, São Pedro de Alcântara e Stª Catarina.

 

 

Mapa com a localização de alguns dos miradouros de Lisboa

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:01


3 comentários

De Mucio Jose Dourado de Azevedo a 20.10.2013 às 20:41

Parabéns pelas preciosas informações que em poucas palavras resumiu o quê é Lisboa sua importância
para o mundo.Indica inclusive caminhos, para aprofundarmos nos detalhes que toca nossa alma.Maravilhoso simplismente.Múcio

De Tita Federica Novis a 18.01.2014 às 16:43

Maravilhosos e esclarecedores os comentários , que tive o prazer de desfrutar na minha última ida a capital lusitana.
Informações deveras não tão somente ilustrativas como educativas.
Parabéns!

De lisboacomalma a 11.02.2014 às 12:10

Obrigada Tita, fico feliz por ter gostado e nos acompanhe sempre!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D