Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A festa de Santo António, o santo padroeiro da cidade de Lisboa, é a maior festa popular e uma das mais bonitas que acontece na cidade de Lisboa. É uma festa do povo, onde todos saem a rua para se divertirem, crianças, adultos velhos, famílias inteiras…A cidade e as pessoas se transformam nessa noite com um único objetivo divertirem-se e serem felizes…fantasiados ou não, toda a agente de sorrisos nos lábios, de boa vontade e com energia quase inesgotável sobem e descem ladeiras andam e percorrem as ruas estreitas dos bairros históricos com ar de alegria e brincam à noite toda…ninguém reclama das pisadas nos pés, dos empurrões, tudo vale a pena…

 

 

Os preparativos para a festa

 

Nesse dia logo cedo quando vamos ao supermercado, a padaria ou saímos do trabalho o que ouvimos de cumprimento é “bom Santos! “Boa noite de Santos” “aproveitem os Santos” !!

 

A festa começa com os casamentos de St António, evento patrocinado pela Câmara de Lisboa que acontece a partir das 14:00h do dia 12, os casais desfilam em carros antigos pelas ruas da cidade e depois vão para a celebração religiosa que acontece claro na igreja de St António.

 

 

As noivas de St António

 

Mais tarde e já a partir das 18:00H centenas de pessoas rumam à rua para festejar o santo António. A partir das 21:00h acontece o tradicional desfile das marchas populares, onde os diferentes bairros competem pela melhor marcha ao descerem a Av. Da Liberdade.

Há os que escolhem assistir ao desfile e depois irem para os arraias e há aqueles que vão somente para os arraiais e aproveitam por completo a mágica noite de Santo António.

 

Santo António é conhecido como o santo casamenteiro, um dos santos mais populares da igreja católica, sendo o santo a quem os jovens devem pedir ajuda para arranjar namorado(a) ou casamento.

 

Quase que em todas as casas dos bairros populares há um pequeno altar na porta dedicado ao santo, conhecido como o trono de Santo António, para além da imagem do santo há uma caixinha, para que seja depositado um “dinheirinho” para santo, para proteção e saúde. São lindos esses pequenos altares, com flores e bastante coloridos, são testemunho de devoção!

Diz a lenda que essa tradição remonta a 1755, após o grande terramoto que abalou a cidade de Lisboa, onde a igreja de santo António ruiu, esses pequenos altares começaram a serem montados para angariar fundos para a reconstrução da igreja. A tradição mantém-se até hoje.

 

 

Os pitorescos altares de St António espalhados pela cidade

 

arraias espalhadas por todos os bairros, barracas com comidas e bebidas. A tradição manda no dia de St António comer sardinha assada no pão ou no prato com salada, caldo verde, pimento assado, broa, mas ainda há febras, bifanas e chouriços, tudo assado num braseiro no meio da rua, as bebidas mais comuns são as imperiais e as sangrias, acompanhado por músicas das mais variadas, toca-se de tudo ….sendo a música “pimba” a mais apreciada da noite nos bailaricos que vão se formando pelas ruas estreitas dos bairros antigos.  

 

Todas as casas e ruas dos bairros estão enfeitadas com cores fortes e variadas, balões, bandeirinhas e as janelas são adornadas pelo manjerico. Pois, o manjerico, para além claro do próprio Santo António, é ainda dos principais símbolos desta festa. Ele é considerado a “erva dos namorados” e fazem-se acompanhar por uma quadra romântica, manda a tradição que todos os namorados deem um manjerico a sua amada. Eles são feitos de papel, uma arte e uma bela tradição que vai colorindo as praças, largos e ruas da cidade.

 

 

 

A tradição, o manjerico,os balões, o colorido das casas, portas e janelas

 

Os bairros mais tradicionais para festejar o dia de Santo António são: Alfama, Mouraria, Castelo, Sé, Santa Engrácia, Bica, Bairro Alto, Madragoa e Graça. Há quem escolha um dos bairros e passar a noite toda lá, e aqueles que gostam de percorrer todos os bairros noite a dentro…a festa acaba quando o dia amanhece.

 

 

 

A saída da marcha da Bica (Rua de S. paulo)

 

 

 As ruas dos bairros na grande noite, sardinhas e muita alegria

 

 

 A alegria contagiante da noite de St António

 

O encerramento oficial das comorações ao Santo é com a procissão que percorre Alfama, em que o Santo é levado com grande honra pelas ruas do bairro no dia 13 de Junho, geralmente pelas 17:00H. Uma bonita procissão onde a tradição, a fé a religiosidade estão presentes e estampadas nos rostos dos devotos.

 

 

 

Fé e religiosidade na procissão de St António no dia 13 de Junho

 

A Bica é linda!! Alfama é linda!!! Lisboa é Linda!!! Portugal é lindo!! E viva Santo António!! Este é um dos gritos de guerra que ouvimos durante toda a festa na noite de Santo António.

  

A euforia é total o ar de felicidade estampada no rosto das pessoas é contagiante, só dura uma noite, mas é mágica e vale por uma datas delas.

 

A festa de Stº António de Lisboa uma tradição que ainda se mantém viva, uma vivência única a não perder !!!

Enquanto houver Santo António, Lisboa está viva!!!

 

E até o próximo Stº António e de novo nos encontraremos por lá!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:29



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D