Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Lisboa - um pouco da sua História

por lisboacomalma, em 18.10.13

Lisboa é a cidade de luz, sol, fado, colinas, monumentos, boa gastronomia, do rio Tejo… e de muita história, o que proporciona passeios maravilhosos, é uma beleza que se estende para lá dos monumentos e que se vive nas ruas.

 

Um pouco da sua história


A origem da cidade de Lisboa perde-se no tempo. Foi ocupada por vários povos e teve uma grande importância como porto e devido as relações comerciais com a África. Aqui estiveram celtas, fenícios, Iberos e Lusitanos; foi ocupada pelos romanos, visigodos, mouros e árabes. Recebeu a primeira carta foral em 1179 e foi elevada a capital do reino somente em 1255 pelo rei D. Afonso III.


A primeira ocupação urbana foi próximo ao castelo de São Jorge no período romano (195 a.C.), era designada por Olisipo. Houveram várias invasões transformando a fisionomia da cidade e da população. A invasão árabe deu-se em 711 d. C, transformando a fisionomia da cidade, os muçulmanos permaneceram cerca de meio século (VII ao XII).

 

As influências muçulmanas são ainda hoje visíveis no traçado urbanístico da cidade, podemos ver nos bairros históricos que apresentam ruas estreitas, tortuosas, com escadinhas, casas muito juntas e quase sem aberturas para o exterior. A cidade nesta época desenvolvia-se entre muralhas, dentro da Cerca Moura. O Bairro de ALFAMA é considerado um dos mais antigos de Lisboa e ostenta estas características.
Lisboa situa-se numa zona sísmica e foi em 1 de Novembro de 1755 que ocorreu um grande terrramoto na cidade, atingindo fortemente toda a zona da Baixa, Chiado parte do Castelo e Bairro Alto.

 

Após o terramoto, surge uma nova cidade, a cidade Pombalina. Na época, Marques de Pombal era o primeiro ministro do reino (D. José I), este não mediu esforços e reconstruiu a cidade; a baixa da cidade foi redesenhada; no lugar das ruas estreitas, tortuosas, surge uma cidade ordenada de traçado retilíneo, avenidas largas e grandes praças.

 

Os edifícios são construídos dentro de um sistema anti-sísmico. As ruas são hierarquizadas condicionando a tipologia de edifícios. O edifício pombalino é uma estrutura de até 4 pisos, com arcadas para lojas no piso térreo, varandas no primeiro e cobertura em água furtada. Todas as construções desse período segue esta tipologia, as obras se arrastaram até final do século XVIII. Esta é baixa de Lisboa, a chamada Lisboa Pombalina, que nós vemos hoje em dia, que vai aproximadamente da Praça do Comércio ao Rossio.

 

Vista parcial da Baixa Pombalina


Para conhecer um pouco mais sobre a cidade de Lisboa vale a pena visitar:

 

Lisboa Store Center

Localiza-se na Praça do Comércio, inaugurado em 2012, é um espaço que conta a história da cidade de forma dinâmica, através de equipamentos interativos que nos conta, do passado ao presente, os principais eventos da cidade. Para mim é uma visita imperdível, tanto para adultos como para crianças, que demora aproximadamente 1 hora.  Podemos ver um filme em 3D sobre o terramoto e saber toda a história da reconstrução pombalina. Vale a pena!

 

http://www.lisboastorycentre.pt

 

No Castelo de São Jorge e no seu museu podemos ver vestígios do período romano e muçulmano. Faz-se visitas guiadas por marcação.

 

http://www.castelodesaojorge.pt/index.php

 

Museu da Cidade de Lisboa

Localizado no bairro do Campo Grande, fora do Centro histórico da cidade, num Palácio do século XVIII com um grande e agradável jardim, cercado por plantas, lagos, chafariz e pavões que circulam à vontade junto aos visitantes.  É um museu para descobrir a história da cidade, traça um percurso cronologico da evolução da cidade, com um acervo diversificado, documental, iconográfico (mapas, plantas) e artístico.

Para quem estiver interessado em saber mais sobre a cidade de Lisboa

 

http://www.museudacidade.pt/Paginas/Default.aspx

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:32



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D