Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




CHIADO

por lisboacomalma, em 22.10.13

Dicas: aconselhamos andar na cidade com um mapa de Lisboa, que você encontra grátis nos quiosques de turismo espalhados por diversas ruas (rua Augusta há um quiosque ou no Posto de turismo dos Restauradores), pegar também a Agenda Cultural de Lisboa e ver os horários dos museus, eventos e o que acontece na cidade, muitos eventos são gratuitos.

 

O Chiado está localizado entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina, é um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa. Cheio de glamour e história todos querem passear e desfrutar dos encantos deste bairro!
Uns falam que a origem do nome se deve ao apelido de um dono de uma antiga tasca no bairro, o senhor Gaspar Dias; outros explicam que este nome se deve ao poeta António Ribeiro Chiado, que por lá viveu. O certo é que o Chiado é um dos bairros mais conhecidos e visitados de Lisboa.

Estátua do poeta António Ribeiro no Largo do Chiado


O Chiado nos finais do séc XIX, início dos XX teve o seu máximo como o bairro mais boémio da cidade e onde políticos, poetas, artistas, intelectuais se encontravam nos charmosos cafés e restaurantes do bairro. Foi no Chiado que nasceu (num edifício em frente ao Teatro S. Carlos) e viveu Fernando Pessoa. E é em frente ao Café a Brasileira que há a conhecida estátua de Fernando Pessoa sentado, este é um local de paragem obrigatória para tirar uma foto ao lado deste grande poeta português.

 

 Estátua de Fernando Pessoa em frente ao café A Brasiliera


Na década de 80 do século XX um grande incêndio deflagrou no bairro e muitos edifícios foram atingidos; hoje o que nós vemos deve-se a grande reconstituição e revitalização que ficou a cargo do arquiteto Siza Vieira.


Podemos começar o passeio pela Praça Camões, descendo em direção ao Chiado conhecendo os monumentos, museus, apreciando as lojas e toda a agitação que o bairro oferece. Cruzamos a Rua do alecrim, uma das mais bonitas da cidade e avistamos o Tejo, passamos em frente à duas igrejas barrocas a italiana do Loreto e a da Encarnação, que merecem uma visita.


A principal rua que desce em direção a Baixa passando pela rua do Carmo é a rua Garret, onde estão localizadas as principais lojas (Zara, Blanco, Benetton, Hugo Boss etc.) e cafés, mas conhecer o Chiado é explorar todos os seus recantos é se perder nas ruas estreitas subir e descer as ladeiras, explore as laterais, as paralelas, encontre um praça um recanto para descansar e apreciar a beleza do lugar. Entre por exemplo na Rua Ivens e vá até ao Largo da Academia Nacional de Belas Artes, passando por diversas lojas, galerias e restaurantes que há nesta rua.  

As esplanadas mais concorridas são as da Brasileira e a Bernard em plena rua Garret; a Brasileira está aberta de Domingo a Domingo até às 23:00H. A Bernard fecha aos Domingos e à noite mais cedo, ambas para além de pastelaria tem restaurante no seu interior, vale salientar que a comida não é nada de especial. No entanto, há muitos outros cafés para conhecer no Chiado, como a Tartine (rua Serpa Pinto), o café Kafeehaus (café austríaco muito agradável e concorrido na rua Anchieta), Fábula um espaço também muito acolhedor (Calçada Nova de São Francisco 14) e muitos outros...

 

 

Vista da rua Garret

Largo do Chiado e o elétrico 28

 

Monumentos:


Igrejas: Encarnação, Loreto, Mártires, Sacramento (calçado do Sacramento), Ruínas Convento do Carmo (largo do Carmo). Fiquem atentos veja na agenda cultural há diversos concertos gratuitos nas igrejas.


Museus: Museu Nacional de Arte Contemporânea (rua Serpa Pinto); Museu Arqueológico do Carmo (largo do Carmo), Museu de São Roque (não fica bem no chiado, mas sim no Largo de São Roque, belo acervo de arte sacra)


Teatros: São Carlos, único teatro de ópera da cidade (Largo de S. Carlos), São Luiz (rua António Maria Cardozo, 38), Estúdio Mário Viegas (Largo do Picadeiro), Teatro da Trindade (Largo da Trindade 7), Teatro Rápido (rua Serpa Pinto, 14)

 

Igrejas, museus e teatros no Chiado

 

Lojas

São muitas as lojas que estão no Chiado, roupas, acessórios, óculos, cabeleireiros, flores, livros, sapatos, infantis, jóias, luvas… destacamos algumas delas com história, as outras você próprio irá descobrirá e nos contará…

 

Hermés – Largo do Chiado, 9

 

Vista Alegre – Largo do chiado, 20 - 23

 

Paris em Lisboa – Rua Garret, 77, existe desde séc XIX, uma linda loja com produtos de cama, mesa e banho, merece uma visita sem dúvida!

 

Diesel – Pç Camões, 11

 

A vida portuguesa – rua Anchieta 11, uma loja que vende artigos tradicionais e antigos portugueses vale a pena também uma visita.

 

Livraria Bertrand – rua Garret, 73, fundada no séc. XVIII, foi considerada a mais antiga livraria em actividade, pelo Guiness Book, em 2010, merece sem dúvida uma visita,

 

Tous – Rua Garret, 50 - loja de jóias e acessórios espanhola que manteve o espaço da antiga loja a Ourivesaria Aliança que infelizmente fechou em 2012. A loja possui um belíssimo espaço, com fachada exterior em ferro, foi fundada no séc. XIX, apresenta um interior glamouroso, em tons pastel e dourado estilo Luís XVI de inspiração romântica! Pode entrar visitar e fotografar!

 

Casa Pereira – rua Garret,38 fundada em 1930 é uma das muitas lojas tradicionais do bairro uma loja com sabores, cheiros..pratileiras repletas de chocolartes, cafés, chás, vinhos, azeites, doces e bolachas . As bolachas caseiras de manteigas são deliciosas, peça para provar algumas e escolha o sabor preferido. Daquelas que hoje já não se encontram com facilidade, por isso mais um local a explorar.

 

Armazéns do Chiado – um centro comercial onde encontra-se diversas lojas e uma praça de alimentação: FNAC, Sephora, Gato Preto, Adolpho Dominguez acessórios, Loccitane, Kiko entre outras…

 

Luvaria Ulisses – rua do Carmo, 87 – pequena loja de luvas que mantém a decoração original com inspiração no império e fachada neoclássica do inicio do séc. XX. Única casa em Portugal com venda exclusiva de luvas, aqui encontram-se as melhores luvas da cidade.

 

Algumas lojas tradicionais do Chiado

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 16:34



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D