Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As Sete Colinas e os seus Miradouros - Parte II

por lisboacomalma, em 21.10.13

1 Colina de São Jorge (Mouraria / Sé) – Miradouro do Castelo

 

Esta colina é onde se construiu o Castelo de São Jorge e o miradouro fica dentro do Castelo de São Jorge. Por isso, o visitante tem que pagar a entrada no castelo para apreciar esta vista. O ingresso atualmente custa 7,50€, há descontos para famílias, maiores de 65 e moradores de Lisboa.

Pode aproveitar para conhecer o castelo e parte da história de Lisboa.

 

No seu interior há um restaurante muito bom Casa do Leão e fora das portas inúmeras lojas, bares e tascas.

Este miradouro é bastante concorrido e tem uma bela vista panorâmica da cidade. Nesta colina encontram-se vestígios romanos (teatro romano), islâmicos (medina islâmica) e medievais, pode-se caminhar por ruas estreitas, visitar o teatro romano, os bairros do Castelo, da Mouraria e parte de Alfama.

 

Vista do Castelo de São Jorge

 

2 Colina de São VicenteMiradouro Portas do Sol e Miradouro de Santa Luzia

 

Esta colina é onde hoje situa-se o bairro de Alfama e o Convento de São Vicente de Fora.

Destes dois miradouros podemos observar todo o bairro de Alfama, o rio Tejo, o Mosteiro de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional. Prepare-se para tirar lindas fotografias!

 

No Miradouro Portas do Sol há um espaço tipo varanda onde pode-se admirar a vista magnífica da parte oriental de Lisboa e o rio Tejo. Há ainda uma agradável e moderna esplanada.

 

No miradouro de Stª Luzia há um painel de azulejos que retrata a Pç. Do Comércio antes do terramoto de 1755, possui um pequeno jardim e a Igreja de Stª Luzia; tem igualmente uma vista esplenderosa sobre o bairro de Alfama e o rio Tejo.

 

Destes dois miradouros pode aproveitar para visitar a Igreja de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional (Igreja de Stª Engrácia), onde alberga os túmulos de grandes nomes da história portuguesa; Amália Rodrigues está lá sepultada.

 Miradouros portas do sol e Stª Luzia

 

3 Colina de Santo André Miradouro da Graça e Miradouro do Monte

 

A colina de Stº André corresponde hoje ao bairro da Graça ( calçadas da Graça e Santo André e ao Largo da Graça). Esta é a colina mais elevada das setes.

 

É nesta colina que situa-se o Miradouro da Graça, com uma bela vista panorâmica da cidade e de onde pode-se observar um belo pôr do sol; lá ainda encontra-se Igreja da Graça e para descansar há uma bela esplanada! No meio do jardim há o busto e uma placa com poema da poetiza portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, que frequentava muito este local. Por trás do miradouro fica a Igreja e Convento da Graça (antigo Mosteiro Agostiniano).

 

O Miradouro do Monte,situa-se no ponto mais alto da Graça e daqui a paisagem sobre Lisboa é de tirar o fôlego. Também junto a este miradouro podemos admirar a Capela de Nossa Senhora do Monte; para mim uma das vistas mais bonitas da cidade, quase 360º, com uma bela perspectiva do Castelo de S Jorge e avistando bem em frente, do lado oposto, o Miradouro de S Pedro de Alcântara. Aprecie com calma a beleza da cidade e descubra os seus segredos e encantos!

MIradouro da Graça 

Miradouro do Monte

 

4 - Colina de Sant'AnaMiradouro do Tourel

  

A Colina de Sant’ana fica na zona centro da cidade. Localizada a Oeste do Castelo de São Jorge, ela abrange uma área que vai desde o Campo dos Mártires da Pátria até à Praça da Figueira.

 

Nesta colina fica o Miradouro do Tourel, que apesar de também possuir uma bonita paisagem que dali se desfruta (em frente vê-se o miradouro de São Pedro de Alcântara e a Av da Liberdade), é talvez o mirante menos movimentado da cidade.

Para se chegar a ele, o melhor acesso é pegar o elevador junto à Av da Liberdade, próximo dos Restauradores (rua de S. José), o Elevador da Lavra

 

Este miradouro possui um grande e agradável jardim, com lagos, equipamentos mobiliário e uma ótima esplanada que foi revitalizada há poucos anos. Se estiver com criança neste jardim há muito espaço para elas se divertiram, se estiver sozinho ou acompanhado aproveite para relaxar no relvado.

 

 Jardim do Tourel


 Elevador da Lavra

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:42



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D